triu

Cursinho Popular TRIU

Descrição

O Curso Pré-Vestibular Popular Triu (ou apenas Cursinho TRIU) é um projeto sem fins lucrativos que atua como um pré-vestibular em Barão Geraldo, na Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, desde 2004 (está completando 15 anos de história!), e que valoriza uma educação que pensa o indivíduo de forma integral – ou seja, na sua totalidade, considerando seu aspecto cognitivo, social e emocional.

Temos como objetivos principais a popularização da universidade pública, através do esforço pela democratização do acesso da população das classes baixas e oriunda do ensino público aos cursos superiores, e a contribuição para a formação cidadã e crítica das pessoas e para a construção de sua autonomia, para que atuem com mais consciência em seus contextos e na sociedade, transformando a si mesmos e sua realidade coletiva – muitas vezes excludente e desigual.

Está na base de nossa proposta pedagógica uma educação que:

– respeite as diversidades (de gênero, de orientação sexual, étnico-raciais, religiosas e de expressão), buscando, além disso, sua valorização, promovendo um entendimento mais aprofundado de todas estas questões que permeiam a vida social a fim de dirimirmos e superarmos toda e qualquer situação de opressão, violência, intolerância e ódio.

– valorize a democracia, a participação horizontal e o diálogo

– preze pelo coletivismo em detrimento ao individualismo

– se preocupe com o meio ambiente e incentive formas econômicas solidárias, comunitárias, sustentáveis e alternativas

– combata a desigualdade social

– promova a inclusão social de todas as pessoas que possamos ter contato, sem discriminação.

NOSSOS PROJETOS

O Cursinho Triu é um espaço que valoriza a educação laica, crítica e humana.

Pretendemos, como já dito, pensar o indivíduo de forma integral e, portanto, oferecer um projeto que contemple essa visão.

Dentro desta pretensão criamos propostas de trabalho a fim de atingirmos nossos objetivos e atendermos da melhor maneira nosso público.

Então, além de oferecer uma estrutura diferenciada de educadores e educadoras que trabalham os conteúdos cobrados nos principais vestibulares do país e no ENEM, com propostas pedagógicas e metodologias que melhor atendem a complexidade e as necessidades de nosso público (com disciplinas com mais de um professor por sala, com aulas dinâmicas e que incentivam a participação ativa do estudante, com uma grade curricular alternativa), criamos:

Uma Equipe Pedagógica

Projeto de apoio sócio-psico-pedagógico – basicamente um acompanhamento holístico e contínuo dos estudantes, em todos os aspectos pertinentes e cabíveis que podem envolver sua vida educacional.

Dando exemplos, buscaremos compreender, conhecer e atuar em questões como o progresso da assimilação de conteúdos e dos resultados em avaliações, o histórico de frequência, as relações familiares de apoio, as condições sócio-econômicas (incluindo transporte), o histórico de escolarização, a saúde física, mental e emocional, a rotina de trabalho e estudo, os hábitos alimentares, as dificuldades de aprendizado, etc.

Desde sua criação, em oposição aos modelos de cursos pré-vestibulares particulares, o Cursinho Popular Triu sempre foi inquietado pelo abandono emocional, pedagógico e humano dos estudantes em período de vestibular e, por isso, ao longo do tempo diversas propostas foram levantadas, repensadas e aperfeiçoadas, visando o melhor acolhimento e acompanhamento dos indivíduos pertencentes ao cursinho.

O apoio vocacional e por vezes emocional fazem parte da proposta, visando a permanência dos estudantes no Cursinho e sua qualidade de vida. Além disso, também é uma das atribuições do Orientador Pedagógico visar pelo maior aproveitamento do indivíduo em relação aos estudos e, sendo assim, cabe a essa função instruir e aconselhar o educando sobre quais as melhores decisões a serem tomadas a respeito da sua realidade de vestibulando.

Contamos, neste projeto, com uma Equipe de Psicologia, a qual atua no contexto do cursinho considerando os preceitos da psicologia crítica e educacional, mantendo contato estreito com a Equipe Pedagógica.

Objetivos

A Equipe Pedagógica apresenta como principais objetivos gerais:

–  Assegurar apoio emocional, educacional e humano a todos estudantes.

– Perceber previamente possíveis situações de evasão e tentar evitá-las.

– Fazer um trabalho em conjunto com a Equipe de Psicologia

– Contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, atuando no possível aprimoramento metodológico e problemas pedagógicos do cursinho em geral e de cada estudante.

O Projeto ISCA – intervalos de saúde, cultura e arte

Considerando que trabalhar com atividades culturais, artísticas e de saúde é algo essencial, criamos o projeto ISCA (intervalos de saúde, cultura e arte)

Sua proposta é usar os intervalos de aula – que podem ser estendidos e durar entre 15 e 40 minutos – para realização de diversas atividades, programadas dentro de um cronograma flexível, porém com certa regularidade (semanal, quinzenal).

Estão inclusas nessas atividades: pequenas oficinas artísticas, intervenções poéticas e teatrais, apresentações ou aulas de dança, apresentação musical, exposição fotográfica, de pintura ou esculturas, meditação, esportes, brincadeiras, leituras, experimentações científicas, saraus, etc.

Os objetivos principais são:

– incentivar a participação dos estudantes, os estimulando a desenvolver e expor suas aptidões artísticas;

– contribuir com a formação e aumento das vivências culturais das pessoas, incentivando o senso crítico;

– contribuir para a melhoria da saúde física, mental e emocional dos estudantes, com atividades anti-estresse e esportivas, ajudando, assim, no próprio rendimento educacional;

– tornar o Cursinho Popular Triu um espaço aberto e de referência para grupos culturais e artísticos (de movimentos sociais, independentes ou universitários) e também para artistas individuais;

NOSSO PÚBLICO

O público abarcado pelo Cursinho TRIU é aquele que inclui as pessoas vindas do ensino público, já desimpedidas de prestar o vestibular e ENEM, independentemente de sua idade, e que possuem uma condição sócio-econômica prejudicada – ou seja, de baixa renda familiar e recursos materiais insuficientes. Geograficamente, seus estudantes vêm de diversas origens de Campinas e região (como Sumaré, Hortolândia e Paulínia), principalmente de suas periferias.

Rafael Zafred

Professor(a)

Professor de Biologia do Mundo ENEM

Conteúdo Programático

  • Gramática
  • Literatura
  • Inglês
  • Biologia
  • Química
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Matemática

Como foi o lançamento de foguetes do IFPA
Conheça e Equipe Pato Macgyvers
Conheça o simulador de foguetes
Construção de Foguete - Nível 1
Veja como construir um foguete perfeito!
Veja como construir o gatilho do seu foguete
Veja como construir a base do seu foguete
Avaliação Diagnóstica 2023 - Redação
Como eu fiz para passar na UNICAMP?
Estrutura Geral e Parágrafo de Introdução
Entenda como funciona!
O que estudar em Filosofia?
Dissertação e Argumentação na Redação
Requisitos de Acesso
CONEXÃO DE INTERNET

Conexão de banda larga de 1Mbps ou superior.

SOFTWARE
  1. Windows XP, Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
  2. Chrome, Firefox, Internet Explorer 11 ou superior
SEU COMPUTADOR
  1. Processador 2.0 GHz ou superior.
  2. Memória RAM 512 Mb para WIndows XP, 1Gb para Windows Vista ou superior.
  3. Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
  4. HD com 10Gb livres.
  5. Monitor 800x600 pixels.
MOBILE
  1. Android 4.1 ou superior
  2. IOS 8 ou superior

Importante: Independentemente do tipo do seu navegador, você precisa estar com os cookies ativados. Ative também o JavaScript, se for compatível com seu navegador. Para melhor experiência, recomendamos ao usuário a utilização do Chrome ou Firefox.

Sobre a disponibilização

Seu acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após a confirmação da compra.

triu

Para ter acesso a este conteúdo

Entrar
Registrar