Blog do Mundo Enem Mundo Enem

Os Gêmeos

Compartilhar


Erica2Como são formados os irmão gêmeos nas gestações humanas? Sabemos que há dois tipos de gêmeos : os idênticos, sempre do mesmo sexo e, de modo geral, difíceis de distinguir um do outro, e os fraternos, que podem ser de sexo diferentes e são tão diferentes quanto seriam dois irmãos que tivessem nascidos separadamente.

     Gêmeos idênticos, também chamados de monozigóticos ou univitalinos, são sempre originados da seguinte forma: um óvulo é fecundado por um espermatozóide, formando um zigoto, ou ovo. O zigoto sofre várias divisões celulares; num determinado momento, por motivos que não compreendemos totalmente, o pequeno embrião se divide em duas massas celulares, que se desenvolvem separadamente. De modo geral, os gêmeos univitelinos compartilham a mesma placenta. É fácil compreender que gêmeos univitelinos sejam geneticamente idênticos : afinal, ambos provêm do mesmo zigoto, tendo portanto a mesma carga genética.

     Gêmeos fraternos, também ditos dizigóticos ou bivitelinos , são originados de dois zigotos diferentes. Por algum motivo, dois óvulos são liberados pela mulher no mesmo mês. Cada óvulo é fecundado por um espermatozóide independente, e os dois embriões originados tem cada um uma placenta própria. Os gêmeos fraternos tem carga genética tão diferentes quanto dois irmãos não-gêmeos, podendo ser até de sexos diferentes.

g1

   Atualmente muitas mulheres com insuficiência ovulatória receberam tratamento hormonal que estimulam a ovulação. Assim, é bem freqüente a maturação simultânea de vários óvulos (poliovulação), num mesmo ciclo menstrual, com a possível fecundação de alguns deles. Implantam-se então vários zigotos no útero, iniciando-se uma gravidez múltipla. Essa é em geral a origem dos embriões triplos, quádruplos, quíntuplos e até mais numerosos, que nem sempre conseguem completar o desenvolvimento. No caso dos triplos (um em milhares de nascimentos), por exemplo, é comum existirem dois gêmeos idênticos e portanto do mesmo sexo, sendo o terceiro originado de outro zigoto, portanto fraterno dos monozigóticos e do mesmo sexo deles ou não.

 

Érica Gianastácio é professora do Curso Pré-ENEM e Vestibular do Mundo ENEM Online e escreve regularmente no Blog do Mundo ENEM

Quer estudar mais? Prepare-se de forma online, acesse www.mundoenemonline.com.br

APROVAÇÃO!
Faça como tantos outros alunos, estude e garanta sua aprovação de bolsas de estudo no PROUNI, SISU ou até mesmo sua Certificação do Ensino Médio
Veja o Depoimento de quem
estudou com o Mundo Enem.
  • Bruna Hackmann
    O curso é realmente bom, além dos professores serem super legais e capacitados, você não só revisa o ...
     
  • José David
    Cursinho Mundo Enem Pré Vestibular Muito Produtivo Como Sempre!
     
  • Renan Marques
    Fiquei imensamente satisfeito com a didática apresentada, metodologia e carisma do corpo docente.
Teste seus conhecimentos
Teste seus conhecimentos, comece agora a fazer um simulado para treinar para o ENEM.
Além de testar seus conhecimentos grátis, você concorre a
Prêmios!